Energia das marés

A energia das marés é uma energia que nos pode ser bastante útil, podendo ser utilizada para iluminar casa e hospitais, por exemplo. Este tipo de energia, visto termos uma grande actividade marítima, poderia ser-nos muito compensador.

Em Portugal existe um bom aproveitamento da energia das marés devido aos moinhos de marés que se foram construindo ao longo do tempo, situados por quase todo o país.

Estas alterações de marés são o resultado do movimento da Lua em torno do nosso planeta, sofrendo também a influência do movimento da Terra em torno do Sol.

A energia produzida pelas marés é a energia cinética, energia responsável pelo movimento da água do mar, provocada pela alteração das massas de água.

Este tipo de energia é resultado de barragens construídas nas zonas costeiras em que existe uma grande actividade marítima. As barragens em causa, vão controlar o movimento das marés, que irão accionar turbinas especiais, que bloqueiam a água que entra na maré-alta, libertando-a no período de tempo da maré-baixa.

 
Vantagens e desvantagens da Energia de marés

 
Vantagens:

·   não é poluente;

·   causam pouco impacto no ambiente. 

 
Desvantagens:

·   O processo não é contínuo, ou seja, apresenta um baixo rendimento.