Energia hídrica

A energia hídrica ou hidroeléctrica provém da força das águas. Aproveitando os desníveis naturais de um rio, ou mesmo criando desníveis é possível aproveitar a energia da força do seu caudal.


Como pode ser utilizada a energia hídrica?

Os cursos de água podem ser utilizados de duas maneiras. A água pode ser forçada a acumular-se numa barragem e posteriormente, ao abrirem-se as comportas desta a água passa pelas turbinas e esta energia mecânica é transformada em energia eléctrica. O curso de água pode também ser obrigado, através de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e haja produção de energia eléctrica.

Em ambos os casos, esta energia eléctrica produzida passa através de condutores até ao transformador, onde depois se dá a transformação de energia que pode ser levada até aos consumidores, já em perfeito estado de utilização.

 
Vantagens e desvantagens da utilização de energia hídrica

Vantagens:

·    Há produção de energia eléctrica sem necessidade de poluição.

·    Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo).

·    Possível regulação do fluxo de inundações de um rio.

Desvantagens:

·     Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitectónico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidroeléctrica não é considerada uma energia renovável.

 
A energia hídrica em Portugal e no Mundo

Em Portugal há uma grande aposta neste tipo de energia pois o país tem um grande número de cursos de água. Só o rio Tejo tem mais de 30 barragens ao longo do seu curso, no território português. Estão planeadas dez novas barragens que levarão Portugal para o topo da Europa na produção deste tipo de energia.

Por todo o Mundo há também um aproveitamento razoável dos recursos hídricos e um grande número de barragens.