Energia solar

A energia solar é a energia que é captada da energia luminosa do Sol e que é posteriormente utilizada pelo Homem. Esta utilização pode ser mais rústica (usar directamente para aquecimento de água) ou mais complexa, em que é transformada em energia mecânica ou eléctrica, como abordaremos a seguir.



Como pode ser utilizada a energia solar?

Durante o seu movimento de translação em volta do Sol, que dura um ano, o planeta Terra recebe 1410 watts por metro quadrado de luz, numa superfície em ângulo recto.

Esta energia pode ser aproveitada e utilizada para variadíssimos fins. Há métodos de captação directos e indirectos da energia solar. Especificando, um método directo de captação da energia solar implica uma única transformação enérgica para que essa energia possa ser aproveitada. É exemplo o já referido aquecimento de água. O método indirecto já implica a existência de mais de uma transformação de energia para poder haver utilização.

Assim, a partir deste tipo de energia pode-se obter tanto energia eléctrica como energia mecânica, que posteriormente pode ser utilizada para, por exemplo, abastecer electricamente territórios e habitações.

 Painéis solares

Os painéis são os dispositivos mais comuns de captação de energia solar, utilizados para converter estas energias em energia térmica ou eléctrica.

Os painéis solares fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas, ou seja, que criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz e, através deste efeito, fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas energéticas opostas.


Vantagens e desvantagens da utilização de energia solar

Vantagens:

·    A energia solar não é poluente.

·    A poluição que decorre do fabrico dos equipamentos é controlável.

·    A manutenção necessária a estas centrais é mínima.

·    A potência dos painéis solares aumentou e o seu custou decaiu, tornando-se uma solução ainda mais viável.


·    A instalação de centrais de captação solar não requer de enormes investimentos em linhas de transmissão. 

Desvantagens:

·    Devido às condições climatéricas podem surgir variações na quantidade de energia produzida.

·    Durante a noite não existe produção, o que leva a que a energia produzida durante o dia tenha que ser armazenada.

·    As formas de armazenamento de energia solar que existem são pouco eficientes quando comparadas com as formas de armazenamento de petróleo, gás ou até energia hidroeléctrica.

·    Locais do Mundo com latitudes médias e altas sofrem quebras de produção bruscas durante os meses de Inverno pois estão menos expostos à luz solar e locais com frequência de nebulosidade também padecem do mesmo problema.


A energia solar em Portugal e no Mundo

Em Portugal há a intenção de para aumentar o recurso a energias renováveis, nomeadamente a energia solar. Como prova dessa aposta temos o exemplo da inauguração de uma central, considerada a maior central de energia solar do Mundo, na zona de Brinches, Alentejo, que ocupa 60 hectares e pode abastecer 8 mil casas. Já está projectada outra central também para o Alentejo, na zona de Moura, seis vezes superior à de Brinches.

Por todo o Mundo tem-se vindo a observar um aumento das centrais de captação de energia solar. No ano de 2004 os principais produtores eram O Japão, a Alemanha e o Estados Unidos da América.